quinta-feira, 6 de setembro de 2007

[Oftalmologia] Cirurgia de Miopia à Laser

TIPOS DE CIRURGIA À LASER:

PRK - Duração de 3 a 5 minutos

O procedimento

Depois de minuciosos exames, o indivíduo é deitado em uma cama especial. Um aparelho, chamado blefarostato, é usado para fixar as pálpebras e impedir que os olhos se fechem durante a cirurgia. Um colírio anestésico consegue impedir a dor.

O laser

O PRK costuma ser indicado para graus mais baixos. O epitélio do olho (camada superficial sobre a córnea) é raspado para receber o laser, uma luz ultravioleta de alta energia. As células da córnea são pulverizadas com a aplicação do laser, e a córnea é aplanada. O epitélio, com o tempo, se regenera.

Lasik - Duração de 8 a 10 minutos

O procedimento

A forma de preparo desse tipo de cirurgia é mais delicada. Depois de o indivíduo ter sido anestesiado com um colírio especial, é utilizado um aparelho chamado microcerátono, que levanta uma pequena camada da córnea para a aplicação do laser. A pálpebra também é fixa com o blefarostato.

O laser

A luz ultravioleta é a mesma da técnica PRK. A radiação, com uma precisão mais que milimétrica, transforma as células da córnea em água e gás carbônico. Depois da aplicação do laser, a camada superficial da córnea afastada pelo microcerátono é recolocada.

Pós-operatório

Depois da cirurgia - tanto no caso da PRK quando no da LASIK - são usados colírios antiinflamatórios e antibióticos. Em geral, um olho é operado de cada vez. (1) Antiga curvatura (2) Nova curvatura O tempo de recuperação pode variar de 24 horas a algumas semanas, dependendo da técnica utilizada e da capacidade de recuperação de cada um.

Pode fazer a cirurgia

Quem tem pelo menos um grau de miopia, mais de 18 anos e, principalmente, está com o problema estabilizado.

Não pode fazer a cirurgia

Quem tem ceratocone (tipo irregular de astigmatismo); Quem tem glaucoma; Quem tiver inflamação nos olhos, em fase de tratamento.

Os resultados

  • 90% das pessoas que se submetem à cirurgia resolvem o problema;
  • 10% precisarão de uma segunda cirurgia para aperfeiçoar os efeitos.

Riscos

A taxa de complicação depois da cirurgia varia em torno de 2%. Os problemas que podem surgir são:

Hipocorreção - quando ainda resta algum grau de miopia e há necessidade de uma segunda cirurgia.

Hipercorreção - neste caso, o indivíduo deixa de ser míope e torna-se hipermétrope (visão deficiente para perto). Uma outra cirurgia pode resolver o problema.

Cicatrização anormal - a superfície da córnea pode ficar levemente opaca e os olhos perdem a qualidade visual.

Veja aqui o método LASIK:

Nenhum comentário:

Obrigado pela visita!

 
eXTReMe Tracker