quinta-feira, 13 de setembro de 2007

[Notícia] Violência no Intermed

SÃO PAULO - Vai ser operada nesta quarta-feira a estudante de medicina da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) atingida por um tijolo durante briga entre estudantes de medicina da Unicamp e da Pontifícia Universidade Católica (Puc), também em Campinas. A agressão ocorreu durante o Intermed, como são chamados os jogos entre os cursos de medicina, aconteceu em Santa Rita do Passa Quatro, na semana passada. A Polícia Civil da cidade investiga o caso e já solicitou imagens gravadas durante o tumulto.

A estudante da Unicamp, identificada como Patrícia, teve fratura no osso do crânio sobre o olho esquerdo, o que exigiu a cirurgia. De acordo com avaliação preliminar dos médicos que a atendem, não houve danos à visão, nem ao sistema nervoso. Mas uma avaliação mais detalhada ainda será feita.

Em uma comunidade virtual na internet, a página do Intermed contém mensagens de indignação, mas também mais denúncias de agressões entre os futuros médicos. Uma das mensagens afirma que 40 alunos da Unicamp invadiram o alojamento da PUC e "bateram em quem estava lá, a maioria meninas".

Este não é o primeiro caso de violência nos jogos dos cursos de medicina. O estudante Daniel Astung afirma que "há rivalidade e eles perderam o jogo". Ainda com marcas no rosto, Astung foi um dos que participaram dos jogos em Santa Rita do Passa Quatro. Segundo ele, as agressões começaram após o final da partida.

Nem a Unicamp nem a Puc pretendem, por enquanto, abrir processos disciplinares porque consideram que os jogos são de responsabilidade exclusiva das associações atléticas das faculdades de Medicina. Parte das imagens gravadas no Intermed está disponível na internet (foto da capa), exceto o trecho que mostra Patrícia sendo atingida pelo tijolo. Porém, de acordo com a polícia, no material completo é possível identificar o autor. Via:Globo.com
Seria bom se houvessem associações atléticas das Faculdades de Medicina do Nordeste. São elas as responsáveis pela maioria dos eventos festivos e esportivos, e são elas as responsáveis pela diversão, e, como acabamos de ver, pela violência. Mas tudo com espírito esportivo e igualitário, sem distinção de cor, credo ou sexo.

Nenhum comentário:

Obrigado pela visita!

 
eXTReMe Tracker