quinta-feira, 27 de setembro de 2007

[Notícias] Acupuntura melhora dores nas costas... até se for de mentira!

Pesquisadores alemães descobriram que a pseudo-acupuntura funciona tão bem quanto a real para dor lombar, e ambas são muito melhores que as terapias convencionais.

Quase metade dos pacientes tratados com agulhas de acupuntura sentiram alívio que durou por meses. Em contraste, apenas um quarto dos pacientes que receberam analgésicos e outras terapias ocidentais sentiram-se melhor.

Até mesmo a pseudo-acupuntura funcionou melhor que as terapias convencionais, levando os pesquisadores a imaginar se o alívio da dor vem de reações corporais a picadas de agulha iou, possivelmente, do efeito placebo.

"A acupuntura representa um tratamento efetivo e promissor para a lombalgia crônica", disse o co-autor do estudo Dr. Heinz Endres da universidade de Ruhr, em Bochum, Alemanha. "O pacientes não somente tiveram redução da intensidade da dor, como também referiram melhoras na incapacidade resultante da dor crônica e, logo, de sua qualidade de vida."

Embora o estudo não tenha sido desenhado para determinar como a acupuntura funciona, seus achado estão alinhados com a teoria de que os sinais de dor para o cérebro podem ser bloqueados por estímulos concorrentes.

As expectativas positivas que os pacientes tinham sobre a acupuntura - ou mesmo as expectativas negativas sobre a medicina convencional - também podem ter levado a um efeito placebo, explicando os achados.

Num dos maiores experimentos para dor lombar feitos até hoje, mais de 1.100 pacientes foram aleatoriamente selecionados para receber acupuntura, pseudo-acupuntura, ou terapia convencional. Para os que receberam a pseudo-acupuntura, as agulhas foram inseridas, mas bem mais superficialmente que na terapia real. Além disso, a pseudo-acupuntura não inseriu as agulhas nos pontos tradicionais e as agulhas não foram movidas ou giradas.

Após seis meses, os pacientes responderam a perguntas sobre a dor, capacidade funcional e foram dados escores para determinar o quão bem cada uma das terapias funcionou.

Na acupuntura real, 47% dos pacientes melhoraram. Na pseudo-acupuntura, 44% melhoraram. Na terapia convencional, apenas 27% conseguiram algum alívio.

"Nós ainda não entendemos os mecanismos desde supostos tratamentos alternativos, mas isso não significa que eles não funcionam!" disse o Dr. James Young, do Rush Medical Center, Chicago, que não está envolvido com a pesquisa. Dr. Young frequentemente trata pacientes com lombalgia com acupuntura, combinada com exercícios de fortalecimento e alongamento.
http://www.chesapeakeacupuncture.com/acupoints-3.gif
A medicina chinesa clama que existem centenas de pontos no corpo que ligam caminhos invisíveis para a energia vital do corpo, o Qi. Essa teoria diz ainda que estimular os pontos corretos com agulhas de acupuntura pode liberar o qi bloqueado.N

No estudo, o tratamento convencional consistiu de analgésicos, injeções, fisioterapia, massagem, termoterpia, crioterapia e outros tratamentos. Assim como os pacientes de acupuntura, os pacientes receberam cerca de 10 sessões de 30 minutos cada.

O estudo, publicado no dia 24 de setembro nos Archives of Internal Medicine, usou uma definição ampla de lombalgia, mas excluiu pessoas com dor lombar causada por fraturas, tumores, escoliose ou gravidez.

O financiamento do estudo veio das companhias de seguro-saúde alemãs, e os achados levaram a uma maior cobertura para terapias de acupuntura.


Nenhum comentário:

Obrigado pela visita!

 
eXTReMe Tracker