sábado, 16 de junho de 2007

[Ortopedia] Pedículos Chineses

Fala-se muito hoje em dia das técnicas bizarras de "body modification", que é o costume de alterar radicalmente o corpo em busca de uma nova estética. Mas não pense que isto é uma loucura criada recentemente. Nos últimos mil anos, dois bilhões de mulheres chinesas fizeram algo que está muito distante do primitivismo "fashion" e chique dos piercings e tatuagens.



É algo bem mais doloroso também, a bandagem dos pés. Conhecidas como "pés de lírio" ou como "pés pequenos", estas mulheres quando jovens quebravam os próprios pés e os enfaixavam dobrando os dedos de modo que parassem de crescer.



Ter pé pequeno era sinônimo de beleza nas antigas sociedades chinesas e esta cultura da beleza mutiladora só foi sendo abandonada após o ocaso da Dinastia Qing, no início do século passado.



Recentemente o fotógrafo chinês Li Nan inaugurou uma exposição fotográfica - a de maior sucesso até hoje na China - conhecida como "A última geração das mulheres de pés de lírio". São cinqüenta imagens tocantes registradas nos últimos 20 anos de idosas, todas acima dos 70 anos, de pés minúsculos adornados por sapatinhos bordados.







cind1 cind3 cind4




cind5


Tem muitas pessoas estranhas neste mundo não é mesmo?

Um comentário:

Anônimo disse...

Um verdadeiro soco no estômago esse filme. Viva o SUS?

Obrigado pela visita!

 
eXTReMe Tracker