quinta-feira, 14 de junho de 2007

[Ética] Quando um cirurgião disser "ooops", tenha cuidado.

A operadora de telemarketing Elisete Aparecida Locatelli, de 50 anos, entrou em um hospital de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, no dia 10 de maio com um problema no menisco do joelho esquerdo. Quando acordou da operação, horas depois, percebeu que o médico havia operado o joelho direito.

Foto: Agência Estado

Perna direita com as marcas da cirurgia



O médico Luiz Evandro Maranhão Braga assumiu o erro e disse que se distraiu durante uma conversa com a paciente antes da anestesia. "A paciente foi operar o joelho esquerdo porque tinha uma lesão no

menisco. Ela é muito minha amiga e então, antes da anestesia, a gente começou a conversar bastante. Eu perguntei: 'que joelho que é, dona Elisete?' Ela falou para mim, 'o esquerdo', ela não tem culpa. A culpa foi minha, que me distraí e operei o direito", admitiu.



Elisete recebeu alta do hospital no dia seguinte, sem curar o problema do joelho que doía, o esquerdo. Um outro médico disse à família que não era recomendável fazer mais uma cirurgia, dada a dificuldade de recuperação em dois joelhos operados ao mesmo tempo ou com curto intervalo entre as operações.



De acordo com o médico, o joelho operado agora seria, inevitavelmente, submetido a cirurgia: "O joelho operado errado também tinha lesão e está descrito no laudo da cirurgia. Estou tranqülio porque não causei nenhum dano à paciente. O problema maior é que, infelizmente, ela teve uma trombose, que pode ocorrer em qualquer cirurgia ortopédica"



Isso tudo me lembra uma tirinha...





Nenhum comentário:

Obrigado pela visita!

 
eXTReMe Tracker