sexta-feira, 1 de junho de 2007

[Emergência] 9 Mitos sobre os primeiros-socorros

http://www.exelweiss.com/gfx/juegos/emergencia112.jpg

1. Chupar o veneno de uma picada de serpente



Cortar a pele da vítima para chupar o veneno pode ser uma técnica clássica de primeiros-socorros, mas atualmente os médicos dizem que é inútil e perigoso. Cortar e chupar ou aplicar um torniquete não ajudam em nada, essa prática antiquada nada mais faz senão atrasar o cuidado médico, contaminar a ferida e danificar talvez permanentemente nervos e vasos sanguíneo. O que deve ser feito é chamar ajuda imediatamente e levar a vítima para um centro especializado o quanto antes.



2.Urinar sobre a queimadura de água-viva



A não ser que more emRecife-PE, é muito mais provável sofrer uma queimadura de água-viva que um ataque de tubarão, logo é isto que precisa saber:Primeiro, não acredite nos rumores. Urinar sobre a queimadura não fará muito para aliviar o sofrimento e só vai faze com que olhem torto para você.

Em vez de urinar, o melhor tratamento é o vinagre. Mas e se não houver vinagre? Auerbach diz que algumas pessoas referem alívio com a urina, mas que é mais provavel que se trate de efeito placebo.



3.Beber ajuda a aliviar a dor de dente.



Ao invés de uisque com gelo, peça só o gelo.

Um estudo canadense descobriu que passar uma pedra de gelo nas mãos alivia a dor de dente em 50% das pessoas. Pegue o cubo e passe-o na palma da mão em forma de V. A sensação fria viaja pela mesma via que a dor de dente, e ao esfriar as mãos anulam-se os sinais dolorosos. Aí quando puder procure logo um dentista e depois sirva-se um drink, que ninguém é de ferro.



4.Lambuzar manteiga sobre as queimaduras



Cololocar manteiga, margarina, ou qualquer tipo de gordura sobre uma queimadura pode prender o calor, causar cicatrizes ou levar a uma infecção. Quando você se queima, danifica a integridade da pele e a manteiga não é a coisa mais limpa do mundo.

O impulso de molhar a queimadura em água com gelo também não ajuda em nada. A mudança rápida de temperatura pode causar ainda mais dor. Ao invés disso, use água fria para aliviar a dor e limpar bem a área queimada, e procurar um serviço de emergência o quanto antes.

5. Colocar um bife cru sobre um olho roxo

Nos filmes sempre se vê alguém colocando um bife no olho roxo depois de tomar uma sova. Mas mesmo que se sinta melhor, a gordura do bife poderia entrar no olho, causando ainda mais inflamação.

O frio diminui o inchaço, mas não há nenhuma outra propriedade do bife que ajude na melhora. A vantagem do bife é que este se amolda à forma do olho, o que pode ser feito também com bolsas de água fria, ou mesmo um saco plástico cheio de água fria e pedaços de gelo e envolta em uma toalha.



Entretanto nada disso vai ajudar a passar a raiva, sinto muito.

6. Colocar água oxigenada nas feridas e depois deixá-las secar

A água oxigenada é uma substância bastante tóxica para microorganismos e para o tecido humano saudável também, podendo piorar ainda mais a situação da ferida ao matar células do corpo do sistema imunológico. É muito melhor fazer um enxágue com água fria e corrente.

Limpe, trate e proteja. Logo após lavar deve-se passar um antisséptico, como iodo ou a popular Rifocina, para logo depois fechar e proteger a ferida com gaze e esparadrapo.

Além disso, qualquer ferida que ultrapasse a camada mais superficial da pele pode necessitar de pontos, e normalmente quanto mais cedo colocados, menor o risco de infecções.

7. Uma pessoa pode engolir a língua durante uma convulsão



É muito comum nos filmes. Alguém tem um ataque e logo alguém põe a mão na boca do paciente para que não engula a língua e bloqueie as vias aéreas.

Essas pessoas podem controlar suas próprias vias respiratórias, se você vir alguém tendo uma convulsão o que deve fazer é retirar de perto qualquer objeto que possa causa mais lesões a ela, e quando os tremores diminuirem, vire a pessoa de lado para que a saliva possa escorrer e ela não fique sufocada.



8. Em picadas de abelha, deve-se puxar o ferrão

Nunca faça isso! Ao puxar o ferrão permite-se que o veneno nele seja injetado no seu corpo. O melhor que pode ser feito é raspá-lo da pele com um cartão de crédito ou um instrumento similar. Se a pessoa picada começar a inchar e ficar roxa, ligue urgentemente para o SAMU de sua região (192 na Bahia e Sergipe). Pode ser fatal.



Outro remédio que funciona é colocar fermento em pó misturado com um pouco de água sobre o local logo após a picada. A picadura (sem duplo sentido) produz um ácido e a bicarbonato neutraliza este ácido.



9. Coloque a cabeça para trás para parar um sangramento nasal

Não coloque a cabeça entre as pernas nem a coloque para trás, especialmente o último pelo risco de aspiração do sangue ou mesmo que estre entre no estômago e cause vômitos.


Deve-se pressionar a parte carnosa do nariz (não é aquela onde se apoiam os óculos), como se fosse prender a respiração. O mais importante é manter a cabeça ereta e prender o nariz por 10 minutos. Se após 15 minutos ainda houver sangramento é possível que exista uma lesão séria e deve-se procurar um serviço de emergência imediatamente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Um bom post de utilidade pública!
Parabéns e muitas dessas coisas, eu realmente nem fazia idéia!

Vlw!

"Roberta" disse...

Vc esqueceu de mencionar o conhecido "borra de café sobre o corte para estancar o sangramento" - que outro dia mesmo na TVE, programa Sem Censura, uma profissional da área de saúde esclareceu que pode causar tétano!!
ah.. o lance da urina na água viva funciona mesmo, aconteceu com meu irmão em Angra dos Reis!

Obrigado pela visita!

 
eXTReMe Tracker