terça-feira, 10 de julho de 2007

[Radiologia] A era da Teleradiologia?

Você já parou para imaginar como as coisas mudaram nesta era de luzes piscantes e circuitos integrados?
A imagem “http://www.rsdcolorado.com/images/teleradpic.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
No New England Journal of Medicine, o Dr. Robert Steinbrook faz uma avaliação de como a teleradiologia mudou o campo da Radiologia.
A rápida expansão da teleradiologia vai beneficiar outros médicos e seus pacientes, se ela melhorar a qualidade a acessibilidade e a rapidez de suas interpretações. Mais especialistas em radiologia estarão disponíveis para fazer cada vez mais estudos especializados. Muitos hospitais, incluindo pequenas clínicas e estabelecimentos rurais podem ser capazes de melhorar a qualidade de seus serviços de radiologia. A flexibilidade em relação ao número de horas de trabalho e qualidade de vida pode fazer a radiologia uma profissão mais atraente. Embora sua funcionalidade nas capitais possa ser limitada, a teleradiologia pode fazer a ligação com hospitais e clínicas do interior e em cidade onde não exista um serviço de radiologia. Entretanto, as mudanças também trazem desvantagens. os médicos tem menos possibilidade de conhecer pessoalmente os radiologistas que lêem os exames de seus pacientes e há margem para falhas de comunicação e mal-entendidos. O teleradiologista na maioria das vezes não terá nenhuma informação sobre o paciente além daquelas incluídas no exame. Apesar da experiência ao contrário, preocupações com a qualidade e a rapidez dos laudos pode persistir. Alguns pequenos estabelecimentos podem tentar economizar dinheiro, ao trocar seus próprios radiologistas por uma empresa de teleradiologia terceirizada. Aqueles que forem exclusivamente teleradiologistas não terão contato algum com os pacientes. Os radiologistas em lugares remotos não poderão realizar procedimentos invasivos como procedimentos vasculares, ultrasonografias e estudos fluoroscópicos. Eles também terão menos contato com outros médicos ou mesmo com outros radiologistas, particularmente se eles derem seus laudos a partir do conforto de suas casas. Se o volume de trabalho se tornar muito grande pode haver pouco tempo disponível para dar a cada laudo a atenção necessária, e o potencial para erros pode crescer. A resposta a esses desafios vão moldar o curso dos eventos na Radiologia em todo o mundo.
É só uma questão de tempo até pedirmos laudos radiológicos por e-mail ou no caixa de supermercado. Leia o artigo completo aqui (login: rainbow , senha: rainbow)

Nenhum comentário:

Obrigado pela visita!

 
eXTReMe Tracker