quarta-feira, 30 de maio de 2007

[Notícia] A Fanta acaba com suas mitocôndrias?

Um pesquisador britânico diz que um conservante encontrado em diversos refrigerantes e comidas industrializadas poderia "alterar partes vitais do DNA", como publicado ontem no UK Independent:

Um especialista no processo do envelhecimento da Universidade de Sheffield, que têm trabalhado com o benzoato de sódio desde que publicou uma pesquisa em 1999, decidiu falar sobre outro perigo. O Prof. Peter Piper, professor de Biologia Molecular e Biotecnologia, testou o impacto do benzoato de sódio em culturas de células em seu laboratório. O que ele descobriu o perturbou profundamente: o benzoato estava danificando uma área importante do DNA das mitocôndrias.



A imagem “http://www.vinoandsprit.com/images/fanta.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

"A industria de alimentos diz que esses compostos foram testado e que são completamente seguros. Pelos critério de teste de segurança atuais, a qualidade dos teste foi inadequada. Como todas as coisas, os teste de segurança evoluiram e hoje em dia podemos fazer testes mais rigorosos que há 50 anos."



Ele alerta aos pais para pensarem com cuidado ao comprar bebidas e alimentos com conservantes até que este componentes sejam testados com segurança por testes modernos.



Já se tem muita precupação sobre o câncer causado pelo benzoato de sódio, pois este, quando metabolizado no corpo em conjunto com a vitamina C (outro conservante, na forma de ascorbato de sódio), transforma-se em benzeno, substância sabidamente carcinogênica.

------------------



Por falar em Fanta, sabia que existem sabores de Fanta específicos para cada país onde ela é vendida?



Na Argentina temos a Fanta Calypso, de frutas silvestres; Na Austrália temos a Fanta Maracujá; Na Costa Rica tem a Fanta Abacaxi; Na Estônia tem a Fanta Kiwi. Na França tem a Fanta Maçã com Melão e Lima; Na Alemanha tem a Fanta Manga; No Japão tem a Fanta Pêra; Na Romênia tem a Fanta de Canela com Rum(?!?!?!); Nos Estados Unidos tem a Fanta Frozen Banana; e em Taiwan tem a espectacular Fanta Láctica (sabor leite).



Depois dessas, eu me sinto melhor pela nossa Fanta Uva.



Nenhum comentário:

Obrigado pela visita!

 
eXTReMe Tracker