domingo, 12 de agosto de 2007

[Tecnologia] Mão Biônica


Mão biônica passa da ficção para a realidade

Um grupo de pesquisadores europeus apresentou sua mão robótica, um conjunto de sistema sensorial e réplica biomecânica da mão humana. Eles esperam poder conectá-la diretamente ao sistema nervoso, dando a pacientes amputados uma sensação ativa e quase real.

No estágio atual, o projeto CyberHand ("mão cibernética") permite que os dados sensoriais coletados pela mão biônica atinjam o cérebro e que instruções vindas do cérebro controlem parcialmente a mão.

A nova mão biônica possui 16 graus de liberdade, acionados por apenas seis motores minúsculos. Cada um dos dedos é articulado e tem um motor dedicado ao flexionamento de suas juntas, o que permite o movimento autônomo de cada um deles. O polegar, por sua vez, reproduz com exatidão a posição oposta do polegar humano, permitindo que a mão biônica tenha as mesmas possibilidades de pegar e segurar que a mão humana.

Cada motor controla todas as juntas de um dedo, por meio de um cabo de aço - um desenho inspirado nos tendões humanos. Isto permite que a mão robótica tenha mais graus de liberdade (juntas) do que graus de movimento (motores).

Apesar do avançado grau de desenvolvimento que a mão biônica já atingiu, os pesquisadores afirmam que deverá levar ainda entre cinco e oito anos para que ela chegue ao mercado. No momento, eles estão tratando dos aspectos legais e éticos para que ela possa ser testada em pacientes humanos voluntários.

Vejam aqui um vídeo de um soldado americano voluntário, com sua nova mão biônica, de um modelo de tecnologia menos atual.

A mão biônicaO primeiro passo na criação dos ciborgues.

------------------------

Mais uma vez isso me lembra uma coisa, alguém já assistiu Star Wars:O Império Contra-Ataca?
http://www.defensetech.org/archives/images/hand.jpg

Nenhum comentário:

Obrigado pela visita!

 
eXTReMe Tracker