quarta-feira, 3 de outubro de 2007

[Internet] Jornal de Experimentos Visualizados.

Os procedimentos experimentais em pesquisa científica estão ficando cada vez mais avançados e difíceis de serem descritos em um texto de uma publicação (paper).

jove logotipo logo

O site JoVE ( Journal of Visualized Experiments http://www.jove.com ) criou uma estrutura capaz de abrigar vídeos que explicam como realizar certas técnicas.

Não é possível embutir os vídeos em outros sites, talvez essa estratégia foi escolhida para facilitar a navegabilidade e não sobrecarregar o JoVE com downloads externos.

Todos os vídeos enviados são avaliados por um corpo de editores especializados na área biológica.

O interessante do JoVE é que ele é uma abordagem completamente nova ao que existe em produção científica. Porque perder tempo com longas, chatas, prolixas e muitas vezes ininteligíveis explicações de experimentos quando podemos simplesmente ver?

Vale a regra do velho ditado da faculdade de Medicina: "Para aprender é necessário ver uma vez, fazer uma vez, e ensinar uma vez". Já podem começar a ver!

Veja um exemplo: Captura de Linfócito T CD4+ usando chip microfluido descartável para HIV.
Esse é da Harvard Medical School.

Por essas e outras que eu acredito que o padrão Aluno-Escola vai acabar em pouco tempo. Tudo que alguém precisa fazer para se formar em Medicina hoje em dia, por exemplo, pode se aprender perfeitamente em 4 anos, passando 5 dias por semana lendo e vendo no computador. A ver!

5 comentários:

Anônimo disse...

Tu acha isso mesmo? Não acha que vc aprendeu mais quando colocou a mão,mesmo sem muita técnica, do que lendo?
Sabe que gostei muito disso aqui?
Saudações celulares.

MACCS disse...

Como eu disse, vê uma vez, faz uma vez, ensina uma vez!

Pelo menos com a internet todo mundo tem a oportunidade de ver uma vez. Juro que lá na faculdade nunca vi a maioria das coisas que "aprendi".

Anônimo disse...

Sumiu o último post???????????

MACCS disse...

Tive um problema com o link das fotos, to tentando resolver!

Thiago Moraes disse...

olaah..
sou estudante de medicina e recentemente criei um blog onde pretendo falar um pouco sobre essa área, alem de um pouco de assuntos gerais! da uma passada lá!
mt bom seu blog, ta de parabens! abraço!

Obrigado pela visita!

 
eXTReMe Tracker