sábado, 15 de setembro de 2007

[Metodologia Científica] Porque a maioria dos achados de pesquisas são falsos

John P. A. Ioannidis, um epidemiologista da Faculdade de Medidina da Universidade de Ioannina, Grécia, e o Instituto para a Pesquisa Clíonica e Estudos de Políticas de Saúde da Universidade de Tufts, acredita que muitas das correlações encontradas e publicadas por cientistas ou são indiretas ou são completamente falsas. Para sustentar seu argumento ele publicou um trabalho da PLoS Medicine entitulado Why Most Published Research Findings Are False. O Wall Street Journal fez um artigo sobre a tentativa do Dr Ioannidis limpar a ciência:

Por exemplo, imagine uma descoberta que diz que o risco de uma doença pode variar entre homens e mulheres, a depender dos seus genes. Vários estudos relataram diferenças de gênero para hipertenção, esquizofrenia e esclerose múltipla. assim como para CA de pulmão e ataques cardíaco. Numa pesquisa publicada no mês passado no Journal of the American Medical Association, o Dr. Ioannidis e seus colegas analizaram 432 pesquisas que associam gênero e genes.

Sob análise crítica, só um deles teve seus resultados replicados.

Estatísticamente falando, a ciência sofre de um excesso de significância. Pesquisadores afoitos frequentemente brincam demais com variáveis estatísticas em suas análises para expremer quelquer dado interessante de sua pesquisa, e o fazem sem critéio, só para mostrar à comunidade científica que descobriram algo novo e incomum...


Leia mais em
Most Science Studies Appear to Be Tainted By Sloppy Analysis ...
Can You Believe What Scientists Publish? ...

Obviamente, por razões óbvias e irônicas, então nós não podemos acreditar em uma só palavra do que ele diz, mas vale a leitura.

Mas de qualquer forma, entre aqui e conheça o guia mais completo de iniciação científica. "Como Escrever um Artigo Científico"

Um comentário:

rsbahia disse...

Vixi Brother ..nessa rolou o sono hein... comeu foi letra ; mas deve ser pra ajustar a sua estatística; pois isso quase nunca acontece ! abraço !

Obrigado pela visita!

 
eXTReMe Tracker